Um dos maiores problemas para quem tem um negócio online são as vendas. Manter uma regularidade diária é um dos maiores desafios de quem trabalha com marketing digital. Nesse artigo, mostraremos algumas dicas de como aumentar as taxas de conversão do seu site, alavancando as vendas de uma vez por todas, confira!

A importância das Taxas de Conversão

A taxa de conversão refere-se a porcentagem de usuários que realizam uma determinada ação em seu site, seja baixando um e-book, fazendo um registro, preenchendo um formulário, ou até mesmo realizando uma compra.

Com base nessa porcentagem, é possível fazer a otimização no seu processo de vendas. Para otimizar a taxa de conversão, a conta é bastante simples, basta dividir o número de pessoas que convertem, pelo número de pessoas que foram solicitadas a realizar uma ação em seu site.

Basicamente existem duas maneiras de alavancar o seu negócio online:

Primeiro, enviar mais tráfego para o site e torcer que o volume de visitantes aumente as vendas.

Segundo, aumentar as taxas de conversão e transformar o tráfego que tem atualmente em consumidores reais, pagantes. Obviamente realizar testes em seu site e usar esses dados para melhorar a conversão, é uma estratégia muito mais simples e barata, do que investir pesado tráfego de qualidade.

Dicas para aumentar as taxas de conversão do seu site

Aumentar as Taxas de Conversão - Funil de Vendas

Dica 1: É preciso analisar o funil de vendas

Para aumentar as taxas de conversão de seu site, exige um processo longo de testes, geralmente testes A/B. Antes de iniciar qualquer teste em seu site, primeiro verifique se no seu funil de vendas, existe algum gargalo ou algum ponto de atrito que necessite ser aprimorado para que possa assim, obter conversões mais altas.

Dica 2 : Use e abuse do Google Analytics  

A melhor maneira de coletar os dados é através do Google Analytics. Ao acessar a sua conta, verifique os relatórios de conversão, para ter uma noção de como as pessoas se movimentam dentro de seu site. Também é importante identificar de onde elas estão vindo, fique atento a qualidade dos sites que estão direcionando os visitantes para o seu.

Por exemplo, se você vende produtos religiosos, obter tráfego vindo de conteúdo adulto não é a melhor opção. Ou se você negocia sobremesas e doces, receber tráfego de sites sobre diabetes e obesidade.

Dica 3: Crie o desejo nos compradores

Para que isso seja realmente feito, é preciso que você descubra como aguçar o desejo dos clientes por algum produto ou serviço. A melhor maneira é analisar cada persona criada e direcionar cada uma para o produto correto. Afinal de contas, nem todo mundo que vai ao cinema, gosta de pipocas.

Foque na qualidade e nos benefícios dos seus produtos ou serviços, mostre com clareza o que o torna diferente, como ele vai resolver o problema de cada consumidor individualmente. Uma boa estratégia é usar a escassez como gatilho, se possível, coloque um contador de dias para o fim da promoção, faça com que seu comprador sinta a urgência na compra.

Dica 4: É preciso investir no visual do site

Aumentar as Taxas de Conversão - Visual do Site

A grande maioria dos consumidores procura primeiramente o site de sua empresa ou negócio a partir de um visual chamativo ou atrativo, não esqueça de que os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes. Que tal oferecer algo simples e bonito?

Mantenha o visual do site livre de anúncios, banners, excesso de links, separe o conteúdo do seu blog da imagem dos produtos. Ah, por falar em imagens, sempre utilize as melhores imagens para demonstrar os seus produtos ou serviços, foque em imagens de alta definição, limpas, elegantes, profissionais, que traduzam exatamente a qualidade do que está oferecendo. Se possível, invista em boas imagens, e evite copiar imagens de seus concorrentes, além de feio, demonstra que você é desorganizado.

Seu site é responsivo? Se sim, quanto de tráfego você recebe de dispositivos móveis? Qual a taxa de conversão nestes dispositivos?

Dica 5: Busque mais informações

Aumentar as taxas de conversão em seu site, é um processo lento e demorado, e necessita de testes e bastante paciência. Para ganhar tempo e evitar testes desnecessários, procure aprimorar os seus conhecimentos, uma boa dica é ficar atento aos conteúdos em nosso blog, a cada semana estamos trazendo novidades que raramente vai encontrar por aí na internet.

Até a próxima!

Escreva um comentário