Saber como vender pela internet é essencial para alcançar o sucesso nos negócios digitais. Tanto quem está começando com sua loja virtual quanto quem já possui uma busca formas de aumentar as vendas. Afinal, é isso que vai garantir que o negócio tenha uma boa saúde financeira.

Mas como é possível fazer isso? Satisfazendo o cliente. Quando ele fica satisfeito com uma compra, valor do produto e entrega as chances dele retornar é imensa assim como indicar a página para alguém. Mas para chegar a esse nível de satisfação existem alguns fatores-chave que devem ser atendidos. É assim que funciona o mercado digital.

Sabe o que acontece quando esses fatores são ignorados? Por mais que se esforce as vendas pela internet não irão decolar. Quer saber como vender pela internet? Veja a seguir o passo a passo que criamos especialmente para você.

Dicas de como vender pela internet

Ter um negócio online requer espírito empreendedor e muita preparação. É preciso saber quais investimentos são necessários; qual a concorrência e tipo de clientes; fornecedores e parceiros. Por esse motivo o primeiro passo a ser dado é fazer um plano de negócios.

Mas isso não é tudo. Existem outros passos que devem ser seguidos para conseguir vender pela internet. Confira!

Site funcional

A experiência do cliente tem que ser a melhor possível ao acessar a página da loja virtual. Caso contrário, ele sairá sem efetuar uma compra e as chances de retornar serão mínimas. Para evitar que isso aconteça tudo o que existir no site deve funcionar.

Aparência é tudo! Capriche no layout do seu site, pois até para nós que vendemos nossos produtos na internet, também somos compradores e quando entramos naqueles sites mal feitos não da vontade de comprar não é verdade?

Na minha opinião fotos com boa definição e uma boa descrição do que você está vendendo também faz toda a diferença, não economize nos detalhes, pois é nos detalhes que o comprador sente a vontade de comprar, pois muitos sites não adiciona os detalhes do produto, eu particularmente antes de comprar eu estudo muito o produto.

O carregamento da página não pode ser lento e as imagens do produto precisam ser de um bom tamanho. Nada de exagerar na quantidade de anúncios e a cor da letra deve ter um bom contraste com o fundo da página para permitir uma boa visualização.

Regras

As lojas virtuais precisam seguir certas regras para funcionarem. Por isso vale muito a pena conhecer elas antes de dar o pontapé inicial no próprio negócio online, separei algumas que vai de ajudar muito nessa empreitada.

Logística

Este ponto deve ser uma verdadeira obsessão. Entregar o produto bem embalado e se possível em um prazo menor que o acordado no site é essencial. Afinal, o cliente está na expectativa de receber seu produto e deseja tê-lo o quanto antes.

Ah e nunca se esqueça de informar o comprador o código de rastreamento assim que você postar o produto, pois ele está ansioso para acompanhar de perto onde seu produto está, muitas vezes o produto fica parado no deposito dos correios por não ter encontrado alguém em casa ou algo do tipo.

Multicanais

Ter um chat, blog, e-mail específico e conta nas redes sociais para que o cliente seja atendido é uma ótima ideia. Também vale a pena deixar um número de telefone no site. Tudo isso é fundamental para que o cliente tenha acesso ao negócio de forma mais facilitada.

Sempre tem aquele cliente, que gosta de entrar em contato com a loja até para saber se a loja realmente existe, pois com esse monte  de problemas que acontecem com lojas que não entregam o produtos as pessoas ficam com o pé atrás.

Equipe

Ter um negócio online requer não apenas uma página bem programada, mas uma equipe preparada e treinada. É ela que irá cuidar do design, conteúdo, marketing e até assuntos relacionados a tecnologia da informação.

Mas para que cada profissional consiga obter sucesso em sua tarefa é preciso que haja uma interação entre todos. Um bom empreendedor e líder é capaz de unir sua capaz para juntos atingirem um bem maior: o sucesso do negócio.

Divulgação

Existem diversas formas de divulgar um negócio na internet. Os links patrocinados e as mídias sociais são apenas algumas delas e que valem a pena serem utilizadas. Mas antes de iniciar uma divulgação do seu site ou do seu negócio para a venda do seus produtos, faça um estudo de como é o comportamento do seu cliente. 

Você acha que seu cliente está buscando seu produto no Google, através de uma pesquisa? Se sim, crie uma planilha e coloque nela todo os termos que você gostaria que o usuário encontrasse você, no próprios Google Adwords você pode contar com uma ferramenta muito boa de palavras e termos mais buscados, inicie com um valor baixo diário e veja se tera um resultado satisfatório.

Ou você acha que pessoas que ficam no Facebook e que se vissem uma publicação com o seu produto, ficariam com vontade de comprar? No Facebook você consegue filtrar muito bem seu público, assim você não desperdiça dinheiro e consegue ir ajustando até conseguir melhor resultado com o menor investimento.

SEO

A otimização do site é essencial para conseguir destaque nos motores de busca e está entre os passos fundamentais de como vender pela internet. Dessa forma o público-alvo visualizará a página mais facilmente.

Pois com uma boa otimização, seu site vai ficar entre os primeiros nas pesquisas do Google, já te adianto que isso é um serviço que só da retorno a longo prazo, mas é bom você está a parte disso pois é fundamental.  Estou  explicando bem sobre SEO-Onpage veja mais.

Segurança

como vender pela internet - segurança dos dados

A segurança ao cliente é fundamental em um negócio online. Por isso vale a pena contratar uma empresa que realize esse tipo de serviço, bloqueie ataques e analise as vulnerabilidades da página.

Ah e não se esqueça de colocar certificado SSL em seu site, pois para vendas online isso é crucial. SSL é aquele conhecido HTTPS, você já deve ter visto né?

Fique bem informado

Entre os passos de como vender pela internet também está a gestão do negócio. Isso vai permitir que o cliente receba o produto ou serviço com qualidade e dentro do prazo.

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