Se você busca por estratégias as quais possam fazer a diferença quando o assunto é aumentar seu faturamento, saiba que o funil de vendas é uma ótima forma alavancar e facilitar todo o processo do vendas para seu negócio.

O que é um Funil de Vendas?

O Funil de vendas nada mais é do que uma técnica de marketing, que monitora cada cliente individualmente desde o primeiro contato com o seu negócio, até o momento da compra. Inicialmente o processo começa com uma grande quantidade de prospectos e vai afunilando até encontrar os consumidores reais.

Para que serve um funil de Vendas?Funil de Vendas - Conceito

Basicamente um funil de vendas serve para acompanhar toda a jornada do consumidor. Ele é o responsável por fornecer dados e métricas de cada etapa da negociação. Com um funil de vendas, seu negócio será capaz de identificar o perfil de cada consumidor e suas necessidades.

Um funil de vendas pode ser dividido em várias etapas de acordo com cada produto ou serviço. Os mais comuns possuem quatro etapas, são elas:

1ª ETAPA – A descoberta – Esta é uma das etapas mais importantes de um funil de vendas, pois o comprador não se deu conta que tem um problema. Nesta etapa são aplicadas técnicas que possam despertar seu interesse por um determinado assunto, fazendo despertar assim para o problema.

2ª ETAPA – Reconhecimento – Agora que o comprador sabe que tem um determinado problema, o mesmo passará a pesquisar e buscar mais informações que possam solucioná-lo. É nesta etapa que demonstramos ao comprador que o nosso produto ou serviço pode ser uma boa alternativa. É preciso ter cuidado e não sair oferecendo diretamente, lembre-se… ele ainda está em processo de pesquisa.

3ª ETAPA – Qualificação – Esta é a etapa crucial de um funil de vendas. Nesta etapa, o comprador já conseguiu a identificar e avaliar algumas possíveis soluções para resolver o seu problema. O segredo desta etapa está em criar na cabeça do comprador, um senso de urgência ou de escassez, desta forma o mesmo irá se empenhar em resolver o problema o quanto antes.

4ª ETAPA – A Compra – Após pesquisar e avaliar qual das opções é melhor para resolver o seu problema, é nesta etapa em que o comprador toma a decisão de finalizar o negócio. É neste momento que os diferenciais do seu produto ou serviço, devem ser apresentados ao seu futuro cliente.

Como montar um funil de Vendas Poderoso?

Vale a pena lembrar que cada funil tem suas próprias características, mas, para facilitar sua vida e seu tempo, separamos abaixo 3 passos simples que ajudarão você, a montar ainda hoje, um funil de vendas para o seu negócio.

Passo 1 – Mapeie e Conheça a Jornada de Compras do seu Consumidor

Primeiramente você precisa identificar quem são as Persona do seu negócio, agora descubra quantas etapas esta Persona leva até finalizar uma compra. Como ainda está em fase de testes do seu funil, use como base os clientes que já dispõe em sua carteira.

Passo 2 – Definindo as etapas do Funil de Vendas

A quantidade de etapas de um funil de vendas vai depender do tipo de produto ou serviço que pretende oferecer. Uma boa dica é começar como funil de quatro etapas, desta forma poderá testar e mensurar os resultados, até que domine totalmente o conceito do funil.

Passo 3 – Converter Visitantes em Leads

Funil de Vendas - Resultados

Esta é a primeira etapa de todo o processo do seu funil de vendas, pois chegou a hora de transformar os seus visitantes em Leads qualificados, ou seja, transformar meros visitantes em futuros consumidores.

Para que um visitante se torne um lead, é necessário convertê-lo através de uma Landing page ou de um formulário. Uma das estratégias mais poderosas, é oferecer alguma isca digital em troca de alguns dados do visitante, como nome completo, e-mail, telefone, entre outros. A isca digital pode variar desde um cupom de desconto, um e-book, ou até mesmo um pedido de orçamento.

A partir de agora basta monitorar cada Lead conseguido e direcioná-los para as etapas seguintes do seu funil de vendas.

Se ficou alguma dúvida e gostaria de saber qual conteúdo preparar, qual isca oferecer ou como direcionar corretamente o lead para as demais etapas do funil, fale agora mesmo conosco, teremos o maior prazer em ajudar.

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