Se você já se fez essa pergunta sobre hospedagem paga ou grátis, não se preocupe você não é o único ao qual tem se perguntado.  No início de trabalho ou negócios online, precisam-se tomar decisões e uma delas é justamente o tipo de hospedagem a escolher.

O grande problema desse tipo de decisão é não conhecer muito ou nada sobre o assunto. Com o avanço da tecnologia, muitas novidades surgem a cada dia e isso faz com que seja preciso conhecer e buscar a melhor escolha.

Hospedagem Paga ou Grátis?

Quando falamos na escolha de hospedagem paga ou grátis, estamos no referindo ao fato de alguém conseguir localizar e acessar um site na internet, para isso o mesmo precisa está localizado em algum lugar. Lugar esse que normalmente recebe o nome de servidor ou provedor de hospedagem.

Mais o que seria um servidor? Os provedores de hospedagem, mantem gigantescos computadores capazes de armazenar milhares de arquivos, sejam em uma máquina local (servidor) ou em nuvem. Desta forma, você paga uma quantia mensal ou anual  e esta empresa armazena os arquivos do seu site online, mantendo o site online sempre que alguém acessá-lo.

Ainda existem empresas que oferecem este serviço gratuitamente, lógico que com pouco menos recursos. Mas, fica a dúvida, ao escolher um serviço para colocar meu site online e manter uma presença digital, devo…

Escolher uma hospedagem paga ou grátis?

Para saber como fazer a melhor escolha para a hospedagem do seu site, é preciso levar em consideração alguns pontos como:

– Os recursos oferecidos;

Os recursos mais importantes na hora de escolher a hospedagem adequada são os espaços em disco, a taxa de transferência, domínio adicionais e as contas de e-mails. Uma hospedagem paga vai lhe oferecer todos estes recursos, muitas vezes ilimitados, enquanto a gratuita apenas algumas opções. Dificilmente uma empresa de hospedagem gratuita irá oferecer mais de uma conta de email ou transferência de dados ilimitados.

– Os preços

Lógico que de graça é bem melhor, mas pense, estas empresas precisarão manter os serviços funcionando, se elas oferecem tudo de graça, fatalmente no futuro não vai conseguir se manter no mercado, como consequência, seu site vai acabar sendo prejudicado.

– O suporte ao cliente

Este é um ponto fundamental na hora da escolha de hospedagem paga ou grátis, já que é preciso saber se a empresa oferece o suporte em e-mails, chat e telefone. É importante saber se o suporte é de 24 horas por dia, assim sempre que aparecer um problema, terá sempre com quem contar.

Existem provedores de hospedagem gratuitos como o Blogger do Google, que permite que você coloque facilmente um site no ar, acontece que em caso de problemas relacionados ao servidor, você estará por sua conta e risco.

– Aplicativos

Hospedagem Paga ou Grátis - Aplicações

Quando falamos em aplicativos, são opções como um instalador automático de CMS como o WordPress, hoje praticamente todos os serviços de hospedagem oferecem o recurso de instalar várias aplicações ao seu site. Com um instalador automático, em apenas alguns minutos será possível criar desde um simples blog até uma complexa loja virtual. Infelizmente nenhum provedor gratuito oferece tantos recursos.

É bom também ficar de olho, caso você queira hospedar algum tipo de serviço online ou software para alugar para seus clientes, esse tem que ser de qualidade e a base disso é um bom serviço de hospedagem que dificilmente você conseguira encontrar em uma hospedagem grátis

Outra ferramenta importante é o painel de controle do site (Cpanel), por ele você será capaz de administrar seu site diretamente na raíz, tendo um controle total de todos os recursos. Em uma hospedagem gratuita, não irão permitir que você mexa em seus arquivos na hora que desejar.

– Ter garantia de satisfação

Ao falar em garantia de satisfação, queremos dizer que o dinheiro investido possa ser devolvido. Esta é uma opção para que você possa fazer o teste de outras hospedagens. Estes são pontos que precisam ser levados sempre em consideração na hora da escolha por uma hospedagem paga ou grátis.

Hospedagem Grátis

Pontos positivos: Economia, permite testar o Site, oferece possibilidade de criação da presença digital.

Pontos negativos: a Instalação, Anúncios intrusivos, Limitação de tráfego, Disponibilidade de espaço, Funcionalidades extras e garantia de serviço, falta de controle, insegurança afinal você está iniciando um negócio no terreno dos outros.

Hospedagem Paga

Pontos positivos: Garantia de serviço, Estabilidade, Sem anúncios, Serviços adicionais, Suporte ágil, Controle total, preço acessível, instalação de aplicativos, controle total do SEO, métricas, acesso a raíz do site, site 99,99% online (no ar).

Agora que você já sabe exatamente todos os pontos a serem observados na hora da escolha da hospedagem paga ou grátis, inclusive os pontos positivos e negativos de cada um, esperamos ter ajudado na sua escolha.

Escreva um comentário