As imagens nas redes sociais têm um forte poder de converter usuários em clientes. No entanto, há um modo correto de utilizar essas imagens.

Afinal existem vários formatos e tamanhos que ajudam a atingir os mais diversos objetivos dentro da comunicação digital.

Dicas para utilizar as imagens nas redes sociais

A comunicação visual é uma grande aliada da efetividade da transmissão das mensagens. As imagens nas redes sociais têm um forte poder de ligar o usuário à marca

As imagens devem apresentar boa qualidade e ainda devem estar dentro do padrão que cada rede social exige. Vamos mostrar a seguir, alguns tipos de imagens dentro das redes sociais mais famosas. 

FacebookImagens nas redes sociais - Facebook

No mundo todo o Facebook já conta com cerca de 2 bilhões de usuários ativos, sendo que somente no Brasil esse número chega a 113 milhões.

As imagens nas redes sociais devem seguir certos padrões, por exemplo, os tipos de imagens mais comuns dentro do Facebook são:

  • imagem de perfil – , com tamanho de 180 X 180 pixels;
  • imagem de capa – seu tamanho chega a 820 X 310 pixels;
  • imagens compartilhadas – com tamanho de 1200 X 630 pixels;
  • links compartilhados com tamanho mínimo de 1200 X 627 pixels.

Há ainda imagem de evento, imagem de grupo, todas devem ser entregues em formato JPG para garantir uma boa qualidade.

Instagram

Imagens nas redes sociais - Instagram

Esta rede conta com apenas 800 milhões de usuários, mas de acordo com a empresa de monitoramento Socialbakers, seu alcance pode ser 4 vezes maior quando comparamos com o Facebook.

As imagens mais populares dentro do Instagram são:

  • imagem de perfil – com tamanho de 110 X 110 pixels;
  • fotos – sendo que as mais recomendadas são do formato quadrado que possui tamanho de 1080 X 1080 pixels;
  • postagens no stories – seu tamanho chega a 750 X 1334 pixels.

Quais as imagens utilizadas no YouTube?

Para quem não sabe, o YouTube assim como o Google, também é um buscador. E já é considerado o 2º maior do mundo. O YouTube desde a sua criação, já atingiu aproximadamente 1 bilhão de horas de vídeo diariamente.

Dentro do YouTube, também podemos utilizar técnicas de SEO, com o objetivo de melhorar o rankeamento dos vídeos. Confira algumas imagens que podem ser utilizadas dentro da rede social:

  • Imagem de perfil: com tamanho de 500 X 500 pixels, esta imagem deve estar em harmonia com as suas outras redes sociais, inclusive se você trabalha como digital influencer;
  • Imagem da capa: esta imagem deve seguir a linha editorial da sua empresa, e assim preservar sua identidade visual. Verifique se a imagem será utilizada em desktop, smart TV, smartphone ou tablets, pois há vários tamanhos conforme o formato da tela;
  • Thumbnail: possui tamanho de 1280 X 720 pixels, trata-se da imagem da capa do vídeo, podemos criar uma imagem ou deixar que o YouTube faça uma seleção de um iframe que será exibido no vídeo.

Como podemos ver, são vários os formatos dentro de uma mesma rede social, por isso, antes de publicar uma imagem, veja se ela está no padrão certo. 

Se deseja  ter melhor interação com seus usuários, crie imagens que sejam atraentes e com boa qualidade. Caso tenha dúvidas com relação ao seu uso, não deixe de conferir as novidades em nosso blog e ficar por dentro de tudo sobre o marketing digital.

Até a próxima!

Escreva um comentário